terça-feira, julho 23, 2013

de de Por:
Booom Dia!!!

Pra quem me conhece, sabe que não lá muito organizada, não gosto de limpar casa porque acho que existem muitas outras coisas mais recompensadoras pra gastar com meu tempo, maaaaas, é preciso né! não tenho quem faça por mim então eu mesma tenho que dar um jeito e fazer.
Pensando nisso procurei uma forma de otimizar meu tempo, fazer de um jeito que não acumule tudo para um dia e vire uma bola de neve, que consiga fazer um pouco a cada dia, sem se estressar e sem ver sua casa virando um lixão de tanta coisa acumulada, jogada, suja ...

Se resume mais ou menos assim:

Ter uma rotina diária, semanal, quinzenal e mensal.

Rotina Diária:
- Varrer, lavar louça, limpar fogão, arrumar a cama e organizar a bagunça (recolher brinquedos do Pietro, roupas jogadas pela casa, e demais itens que estiverem fora do lugar)

Rotina Semanal:
- Passar pano na casa, tirar o pó dos móveis, lavar o banheiro, lavar roupa, lavar o quintal

Rotina Quinzenal:
- Aspirar o sofá, organizar as contas da casa, passar roupa, lavar roupa de cama - mesa e banho, limpar a geladeira

Rotina Mensal:
- Limpar janelas e portas, lavar cortinas, limpar o lustre, limpar azulejos, limpar armários

( Não sei se me lembrei de tudo, se faltar algo vou atualizando pra vocês)

Dessa forma o serviço não se acumula, se recebemos visitas a casa está sempre organizada e gente não fica atarefada demais em um dia apenas.
Eu faço a rotina semanal as sextas-feiras pra passar o fds tranquila, a rotina quinzenal faço as segundas-feiras que já tem a roupa suja do fds (quando costumamos sair pra passear) e a rotina mensal nas quartas-feiras, só pra intercalar o dia e não juntas várias rotinas em um dia só.


* Outra dica bem legal é não deixar acumular louça na pia, procurar lavar sempre, de pouquinho. Já que é você que vai lavar de um jeito ou de outro melhor não deixar juntar, assim que tiver um tempinho vai lá e lava os copos, manter a pia sempre limpa dá outra cara pra cozinha né? E não esqueça, é LAVAR, SECAR e GUARDAR, pro serviço ficar completo (eu particularmente, não gosto muito de deixar louça em cima da pia, pra mim o efeito visual é praticamente o mesmo que deixar elas sujas dentro da pia, prefiro todas guardadas)

* A pia do banheiro tbm tem de estar sempre seca, aproveita e organiza tudo após escovar os dentes, aos poucos vc vai fazer isso sem perceber, e a pia vai estar sempre visualmente organizada.

* Não esqueça de arrumar a cama assim que levantar, é importante e te dá a sensação que o dia começou e desperta a preguiça. Se deixar a cama desarrumada durante o dia cada vez que passar por ela a preguiça vai bater e vc vai querer voltar pra lá, mesmo tendo um montão de coisas pra resolver.

* A roupa que estiver pra passar deixe dobrada, assim facilita seu trabalho na hora de separar de quem é a roupa e fica mais organizado visualmente enquanto o "dia de passar" não chega. E não se esqueça de guardar as roupas que não passam, pra não juntar volume desnecessário na roupa que vai passar. É bem mais fácil já guardar depois de dobra-las não acha?

* TODOS devem ajudar na organização, se dividir as tarefas ou filho mais velhos e maridos, tudo se arruma muito mais rápido e não fica pesado pra ninguém.

E por último:

* Não crie muita expectativa, principalmente se você é MÃE, e sua vida é cheia de imprevistos, uma casa com criança não vai estar sempre arrumadinha, feito uma casa de revista, inabitável, uma casa com criança é alegre, cheia de brinquedos espalhados e paredes rabiscadas (as minhas são, rsrs)
O propósito das dicas são facilitar o seu dia-a-dia, otimizar seu tempo, pra sobrar mais tempo durante o dia pra ficar com seu pequeno (a) curtindo um chameguinho de mãe.




---------

Quero deixar claro que não sou nenhuma Personal Organizer, essa rotina foi adaptada ao nosso estilo de vida e de um jeito que fiquei viável para todos, então se adapte à sua também, do seu jeito, tenho certeza que vai facilitar bastante seu dia-a-dia.



(Deixo aqui um blog interessantíssimo sobre organziação.)

Espero que tenham gostado do post e espero que ajude vocês também.
;)

Beeeeeeeijos.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Simplesmente amei! Eu sou muito desorganizada, mas acho que com uma rotina assim, até eu consigo manter a casa limpa!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post, eu tbm sou muuuito desorganizada, mesmo nao querendo ser. Tem dias que eu fico, vou ter que fazer isso, aquilo, e isso me consome o dia inteiro, cansa ate a mente e a coragem nao vem. Mas costumo funcionar pra limpeza e organizaçao mais a noite, umas 18 hrs me da o estalo para fazer as coisas e ae ja é a hora que o maridao chega do trabalho. Mas tbm trabalho fora, estudo e sou mae de uma princesa de 2a e 9m.

    ResponderExcluir