segunda-feira, setembro 16, 2013

de de Por:
Olá meninas!

Hoje temos a última parte da série sobre a introdução alimentar nos bebês, e falaremos sobre os primeiros legumes.

Depois de um tempo comendo apenas frutas, o seu pediatra vai pedir que comece a introduzir os legumes na dieta do seu bebê, o que chamamos de papinha salgada mas que, na verdade não tem nada de sal. Não deveria, pelo menos.
Nessa etapa o importante é que seu bebê passe a conhecer o sabor do legume, que é totalmente diferente do sabor adocicado do leite e das frutas que ele já se acostumou, por isso, alguns bebês demonstram mais rejeição a comida salgada que as comidas doces, já que é totalmente diferente do que ele conhece até o momento.
Não devemos nos preocupar com a quantidade agora, é só uma fase conhecimento de sabores novos e diferentes, o importante é que ele experimente.
Como nas frutas, o ideal seria que fosse oferecido um por vez para associar os sabores e texturas, e, aos poucos ir incluindo outros legumes, assim como macarrão, feijão, ovo etc... Aos poucos seu pediatra vai dando as coordenadas sobre o que oferecer e quando oferecer ao bebê.
Procure sempre temperar com temperos naturais e evite ao máximo os industrializados que são ricos em sódio e gordura e podem fazer muito mal ao bebê. Tempere com alho, cebola, coentro, salsa, cebolinha.... São varias opções de temperos naturais que deixam um sabor incrível na comida, aqui em casa todo mundo adora um cheiro verde. rsrs

Conforme seu filho for crescendo você aumenta os pedaços nas papinhas, e acho muito legal incentivar a comer sozinho, dando a ele essa liberdade de escolher, dentre o que tem no seu prato o que ele quer comer e quantas vezes ele quer comer, assim conseguimos avaliar os alimentos preferidos dele e ainda estimulamos a coordenação motora dos pequenos e a independência. Aumentando o interesse dele pela comida e podendo ajudar na melhor alimentação. Que foi exatamente o que aconteceu aqui em casa, a alimentação do Pietro melhorou 100% depois que começamos a incentivar que ele se alimentasse sozinho. Pode funcionar aí também! ;)

Já fiz aqui no BLOG um post sobre as propriedades das frutas preferidas do Pietro, para que saibamos o que nossos filhos consomem se tratando de vitaminas e nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento.

Me responsabilizo a fazer um post também sobre as propriedades de alguns legumes, os mais comuns e mais fáceis de serem encontrados. Deixem sua sugestão ;)

Vou deixar aqui um link de um blog que eu sigo desde o começo da introdução de sólidos do Pietro, é um blog bem completo, cheio de dicas ótimas, receitas maravilhosas e um grande incentivo a fazer comida fresca sempre ao bebê. Super recomendo o blog As delicias do Dudu

Bom meninas, é isso. Nossa série termina por aqui, se tiverem alguma duvida que eu possa responder podem fazer, faço o possível para dar a informação certa a vocês.
Espero que tenham gostado e, deêm uma olhadinha no blog que indiquei, ele é maravilhoso e tenho certeza que vai ajudar vocês, assim como nos ajudou aqui em casa. Hehe.

Tenham uma boa semana, meninas!
Beeeeeeijos!!!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário