segunda-feira, junho 27, 2016

de de Por:



Tanta gente me pediu para falar sobre o Cronograma Capilar que finalmente, vamos conversar sobre isso! HUHUHUHU

Cronograma Capilar é uma espécie de agenda de cuidados com o cabelo, com três etapas diferentes, se intercalando durante a semana para manter o cabelo sempre saudável.

As etapas são Hidratação, Nutrição e Reconstrução e existe uma determinada sequência e determinados produtos para que você consiga ter bons resultados em todas as etapas.

Se vocês procurarem na Internet, vocês vão encontrar muitas tabelas diferentes sobre o cronograma capilar, e vocês podem seguir uma delas ou adaptar e montar sua própria tabela de acordo com as suas necessidades.

Dentre essas tabelas existem algumas para algum tipo específico de cabelo, por exemplo:

- Se o seu cabelo está natural, existe a tabela para cabelos saudáveis.
- Se você faz escova, chapinha, Babyliss, vai muito à praia, etc. existe a tabela para cabelos poucos danificados.
- E se você faz químicas fortes no cabelo, como descoloração, coloração, progressiva, relaxamento, existe a tabela para cabelos muito danificados.

Então você precisa analisar o seu cabelo, ver o quanto de cuidado que ele precisa e saber qual tabela de adequa melhor ao jeito que o seu cabelo se encontra no momento.

No começo pode parecer difícil mas conforme os dias forem passando vocês se acostumam e acaba virando rotina, fazendo parte da sua rotina diária de beleza e cuidados pessoais, rs.

Eu separei algumas tabelas que acho interessante mostrar pra vocês, para que consigam entender melhor esse negócio de etapas e dias da semana.

A tabela abaixo é para você que lava seu cabelo TRÊS vezes na semana. Então, em casa lavagem você faz uma etapa do cronograma, seguindo essa ordem.


 A próxima tabela é para quem lava o cabelo DUAS vezes na semana, ou apenas UMA vez na semana, também seguindo a ordem das etapas cumprindo uma em cada lavagem.


Este processo ajuda a repor todos os nutrientes, vitaminas, óleos, e a água que o seu cabelo precisa, então seu cabelo ficará sempre saudável, macio, brilhoso, mais forte e mais resistente caso você esteja querendo fazer alguma mudança nele.

Também é importante lembrar que essa tabela não é só para quem tem cabelo cacheado. Se você tem o cabelo liso, alisado, ondulado, crespo, também pode fazer o cronograma, afinal, todas queremos ter os cabelos saudáveis né?

QUANTO TEMPO DEMORA ATÉ VER OS RESULTADOS?

Isso depende do estado atual do seu cabelo, se ele está muito danificado, pode demorar um pouco mais até que você veja uma grande diferença de fato, porque o efeito do cronograma é progressivo, quanto mais tempo você fizer, melhores serão os resultados, então é preciso ter um pouco de paciência, e saber que a cada etapa seu cabelo melhora um pouquinho. Normalmente entre um mês e dois já se vê grande melhora na textura e saúde geral do cabelo.

E POR QUANTO TEMPO DEVO FAZER?

Enquanto você quiser. Não existe data de validade para o cronograma capilar. Se você quer fazer somente até seu cabelo se recuperar de algum dano químico que ele sofreu, tudo bem. Se você quer seguir pelo resto da vida, tudo bem também. O fato é que, quanto mais tempo você fizer, melhor ficará seu cabelo.

Eu particularmente acho importante sempre manter a saúde dos fios, então como vemos na tabela, se você quiser seguir três etapas numa semana ótimo, se quiser seguir apenas uma por semana tudo bem também. O importante é MANTER os cuidados.


Esse é o básico do cronograma capilar, a primeira parte. Nos próximos posts sobre o assunto, vou trazer dicas de produtos para cada etapa, mostrar quais produtos eu uso e várias receitas caseiras que podemos fazer em casa para manter a saúde dos fios.

E aí, gente... ceis gostaram? Demorei muito tempo preparando esse post, então espero que tenha ajudado de alguma forma, rs.

Qualquer dúvida já sabe né? Pergunta aqui ;)

UM BEIJO.
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Muito legais suas dicas. Meu cabelo está pouco danificado, mas mesmo assim é sempre bom né?! Seu cabelo está muito bonito ^^
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  2. Antes de tudo, seu cabelo é muito lindo. Meu cabelo também é enrolado e eu queria muito pintar ele TODO de azul!

    Adorei as suas dicas! ❤️ Acho que podem em ajudar quando eu tomar coragem pra fazer isso hehe.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Amei o cronograma vou me basear para fazer o meu !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Quero demais começar a seguir um cronograma pra dar um jeitinho no meu cabelo. O secador acaba detonando, mesmo com protetor térmico. Enfim, adorei as dicas que deu e as instruções. Acho que já comentei que teu cabelo é lindo, mas preciso dizer novamente rs ♥

    ResponderExcluir
  5. Achei post muito explicativo, deu para entender tudo. Realmente eu tinha dúvidas a respeito de cronograma, agora só falta eu achar o produto certo para que eu possa fazer no meu cabelo, porque o cabelo difícil é o meu. Não é qualquer produto que meu cabelo se dá, eu sofro. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso urgentemente fazer o cronograma, meu cabelo precisa disso!
    Mas sempre acabo misturando os produtos, fico vendo resenhas, algumas pessoas falam que x é bom, que y é ruim, mas ai eu nao tenho grana pra comprar x porque eu sou pobre e a pessoa da resenha é rica hahahaha. Acaba que fico na mesma e frustrada! =(

    ► Memórias de uma Guerreira ◄

    ResponderExcluir
  7. Seu cabelo é lindo! Adorei as dicas, com certeza será muito útil pra todas que estão com o cabelo danificado! Bjuus!

    ResponderExcluir
  8. Ja comentei por aqui, mas elogio nunca é demais. Seu cabelo é lindo!!! Bom, sobre o post, eu sempre quis seguir um cronograma. Mas não sei se é por preguiça ou falta de tempo que ainda não comecei. Faz um bem enorme para o cabelo. Enfim, gostei bastante das suas dicas!! Sao muito úteis! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Primeiro quero dizer, novamente, que o seu cabelo é lindo. Segundo, tenho muita vontade de seguir um cronograma capilar, mas ainda tenho algumas duvidas, tipo que produtos usar sabe!? E também não sei se teria comprometimento haha Mas quem sabe! Adorei a ideia do post de explicar direito como funciona esse cronograma.
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Quem tem um cronograma mas não segue? EUUUU! Quando eu fiz tudo direitinho até que meu cabelo ficou bonito? O Cronograma é muito essencial!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Sempre tive curiosidade em fazer um cronograma para meu cabelo mas nunca fui atrás para saber mais informações. Faço progressiva no meu então preciso muito de hidratação, assim ele fica bem macio. Me indicaram usar aquelas ampolas para hidratar, mas ainda não experimentei. Gostei do post, vou tentar começar o meu em breve. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  12. Tenho cabelos danificados, tingidos e grisalhos... acho que preciso fazer um cronograma desses! hahahaha
    Enquanto eu tingia e ele ainda não estava ficando branco, até nem parecia tão danificado, mas depois que os brancos começaram a aparecer (mais grossos e rebeldes) parece que ficou mais difícil de lidar...
    Adorei teu post, super completo e bem explicadinho!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha lido um post assim antes, pra falar a verdade sou meio "desapegada" de cabelo e uma vez ou outra faço uma hidratação no salão. Achei super bacana sua "lista" pois, pode ajudar a recuperar esses danos que causamos com chapinha, secador e água quente. Parabéns! <3

    ResponderExcluir